Para Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) a percepção que temos de uma situação, influencia diretamente no que sentimos, em como agimos e em nossas reações corporais.
Quando uma pessoa vivencia um quadro depressivo, a tendência é avaliar suas situações de uma forma mais negativa e pessimista, mas que geralmente não é bem assim, “é apenas uma percepção que a pessoa deprimida tem da situação apresentada”.
………..Você conhece alguém que esteja passando pelas interpretações que vou citar abaixo? Ou quer entender um pouco mais sobre depressão? Procure ajuda especializada, não tenha receios, a depressão é um transtorno que pode e deve ser tratado. Para ajudar uma pessoa com depressão é necessário identificar os pensamentos que geram sentimentos desconfortáveis e comportamentos prejudiciais que estão contribuindo para esse momento que é tão sofrido para a pessoa que você ama.
Os modos distorcidos de pensar (o que chamamos de erros cognitivos ou pensamentos disfuncionais) envolvem um ou mais dos seguintes temas:
Veja alguns exemplos de distorções de pensamentos comumente cometidas por pessoas com depressão.
Generalização: Após ter passado por uma situação de assalto, pensar: “Sair à noite é perigoso, melhor ficar em casa”, inicia-se aí o isolamento social.
Menosprezar o positivo: Após ter se dedicado nos estudos e ter conseguido uma excelente nota na prova de conclusão do curso, pensar: “Tirei uma nota dez porque estava fácil. O professor facilitou. Qualquer um conseguiria tirar dez nesta prova”. Inicia-se aí a perda da sua auto eficácia.
Bem, Não há soluções milagrosas, há sim a necessidade de engajamento de todas as pessoas envolvidas nesse processo de tratamento para a depressão, a pessoa com depressão, os familiares, os amigos e o terapeuta. Com empatia e acolhimento à pessoa com depressão é sim possível tratar a depressão e ver a pessoa que você ama tendo uma vida saudável e produtiva.
Referencia: Psicoeducação em Terapia Cognitivo Comportamental, 2019
A depressão é um transtorno no qual há uma baixa de energia/disposição que dificulta a realização de tarefas, entretanto é justamente a ação que favorece o aumento da motivação para ativar-se e, se manter. Começar com alguns “pequenos passos”, utilizando a energia e os recursos que tiver à sua disposição, é essencial. Caso você esteja com depressão, pode não estar com muita energia, mas provavelmente pode ter o suficiente para fazer, por exemplo, uma pequena caminhada à volta do seu prédio ou pegar o telefone para falar com um amigo.
É essencial que uma pessoa que esteja passando por um episódio depressivo busque ajuda de especialistas na área de saúde mental (psicólogos e ou médico psiquiatra), pois estes têm conhecimento para investigar a fundo a questão e orientar ações para a superação da depressão.
Fonte: Psicoeducação em TCC,2019.